Como Usar Formas de Garças

Por quê é tão difícil desenformar forma de garça?

É muito comum ter dificuldade para abrir forma e ou molde de fazer garças em cimento, mas o que muita gente não sabe é que, na maioria das vezes o erro acontece por falta de perícia e ou conhecimento de como trabalhar com a forma.
Se a forma foi produzida em fibra de vidro, ela apresenta muitos benefícios para o trabalhador, a forma será resistente e muito leve, rica em detalhes e de fácil manuseio. Mas o que dificulta o desenforme das garças?

1º - A forma de fibra de vidro não serve para fazer garças com gesso
É comum as pessoas imaginarem que a forma em fibra de vidro pode ser utilizada para fazer garças em gesso, mas isso não é verdade. A forma em fibra de vidro é rígida e seu grau de resistência impede que se use de maneira eficaz as formas para uso com gesso. Geralmente o pescoço vai se quebrar no momento do desenforme. Para usar o gesso é necessário formas em silicone.

2º - Não é indicado fazer garças sem ferragem no pescoço
Existe uma falsa ideia de que é possível fazer garças em cimento sem utilizar ferragem no pescoço, isso induz muitos iniciantes a erro. Sempre é necessário o uso de ferragem no pescoço.

3º - Não serve qualquer ferragem
É necessário usar a ferragem correta para evitar quebra de pescoço. Muitas pessoas querem colocar um pedaço de ferro que foi entortado com a mão. Esse ferro não serve, ele não vai dar a resistência necessária que o pescoço da garça precisa. Se a garça for pequena e média, a ferragem deve ser igual ou mais grosso que 1/4 ou seja deve ter cerca de 6 mm. Para garças grandes e ou gigantes é necessário ferragem igual ou mais grosso que o 5/16 - 8 mm

4º - Porque um lado da forma fica sempre grudado?
É comum sempre um lado da forma ficar grudado no momento de desenformar uma garça em cimento. Isso acontece porque ao soltar os parafusos e usar uma instrumento (faca, espátula, chave de fenda, talhadeira, etc) para alavancar a forma para abrir, um lado da forma empurra o outro lado forçando a abertura. É normal descolar primeiro tanto o lado direito, como o lado esquerdo, isso acontece alternadamente sem motivo aparente, mas sempre um dos lados da forma irá ficar grudado. Para soltar este lado da forma que ficou grudado você vai ter que dar pequenas batidinhas nas abas da forma para que a mesma descole da garça. Bata sempre de preferência na área entre a cabeça e pescoço da garça, caso bata na área do corpo, isso pode forçar a forma contra o pescoço da garça, o que pode causar trincas ou quebra do pescoço da garça.

5º - Serve qualquer desmoldante?
Se for desmoldante específico para cimento a resposta é sim, mas caso queira economizar é possível utilizar o óleo de motor de carro. Não precisa ser óleo novo de motor de carro, pode ser aquele retirado na troca de óleo, conhecido como óleo queimado. Neste caso não é indicado, óleo de cozinha, óleo diesel, sabão, detergente, vaselina e outros.

2 comentários:

  1. Comprar forma de fazer garça de cimento:
    https://moldesfibratech.com.br/index.php?route=product/product&path=17&product_id=50

    ResponderExcluir
  2. Compre aqui: https://moldesfibratech.com.br/index.php?route=product/product&path=17&product_id=52

    ResponderExcluir

 

Multiflora Fernandopolis

Comércio de Vasos ornamentais e acessórios para jardim, decoração de ambientes, estátuas, colunas, plantas e flores. Fabricação, reforma, pintura e restauração de vasos ornamentais em cimento. Grande variedade de produtos e serviços, atendimento familiar, várias opções de pagamento. Atendemos Fernandópolis e cidades próximas.

Multi Vasos Fernandópolis

Indústria e Comércio de Vasos ornamentais em concreto, estátuas, pisadeiras, colunas, fontes, jardineiras, chafarizes, plaquinhas decorativas para parede, floreiras, vasos de parede, bancos, mesas e acessórios para jardim como sapos, cogumelos, onças, bois, jacarés, garças, etc 15 anos de experiência na fabricação de artefatos em cimento e moldes e formas em fibra de vidro - fiberglass.

FibraTech - Fernandópolis SP

Produzimos excelentes moldes e formas em fibra de vidro ou silicone, com qualidade, durabilidade, encaixes perfeitos, melhor preço, melhor custo benefício. Produção totalmente artesanal, rapidez, experiência e qualidade. De Fernandópolis - SP, despachamos para todo o Brasil, via CORREIOS, orçamento personalizado.